Muitas pessoas reclamam que suas carreiras não deslancham, ou seja, não decolam, possuem currículos excelentes, mas simplesmente não surgem boas oportunidades.

Em uma pesquisa realizada, muitas das características destas carreiras que não decolam, está relacionada a questões comportamentais destes profissionais:

Profissionais com comportamento ríspido, com arrogância no lidar com o outro, incapazes de trabalhar em equipe, acabam tendo dificuldade em adaptar-se ao perfil da empresa.

De acordo com a pesquisa, muitas vezes fracassam mais por questões pessoais do que por conhecimentos técnicos.

É claro que desenvolver-se nas habilidades técnicas é fundamental para a carreira, é o que te leva a participar de um processo seletivo na empresa, especializar-se, investir em cursos, elevando o nível de instrução, poderá abrir muitas portas em várias organizações, porém, se as competências comportamentais não estiverem também sendo desenvolvida de acordo, a carreira poderá ficar estagnada no meio do processo.

Por isso hoje se fala tanto em inteligência emocional, pois se você sabe lidar com as adversidades no ambiente profissional e também com o comportamento das pessoas, os problemas poderão ser mais bem solucionados e significa que você sabe lidar com pessoas, portanto, possui a habilidade de relacionamento interpessoal.

Então, se você quer crescer profissionalmente, será preciso sim especializar-se nas habilidades técnicas/teóricas, porém, terá que ter humildade para reconhecer que isto não é o suficiente, que nunca saberemos tudo e que estaremos em aprendizado constante, por isso, é preciso ter a competência comportamental de trabalhar em equipe, para o alcance do sucesso profissional!


[BTEN id=”627″]


Compartilhe!
Yum

Artigos recomendados